Relações Brasil–Bahrein marcam 50 anos de cooperação e diálogo
A celebração aconteceu no Villa Rizza, marcando tanto a formação do Estado do Bahrein em 1783 quanto o 26º aniversário da ascensão do Rei Hamad bin Isa Al Khalifa ao trono.
Durante o evento, o Embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Alhelaibi, expressou gratidão pela oportunidade de homenagear e relembrar a trajetória histórica do país e o progresso alcançado ao longo dos anos.
Bader também destacou os avanços e o desenvolvimento contínuo do Bahrein, enfatizando que a moderação e a colaboração internacional são fundamentais para o crescimento.
"No campo da política externa, orgulhamo-nos da abordagem do Reino do Bahrein, baseada no diálogo, na paz, na cooperação internacional e na proteção dos direitos humanos, uma abordagem que reforçou a presença ativa do Bahrein a nível regional e internacional.
Também sentimos grande orgulho do fato de o Reino do Bahrein presidir a atual sessão do Conselho de Cooperação do Golfo, claramente confiantes em seu papel na promoção da coesão do lar árabe do Golfo e no apoio ao caminho da integração.
A eleição do Bahrein como membro não permanente do Conselho de Segurança para o período de 2026-2027 constitui uma conquista diplomática que reflete a confiança da comunidade internacional na sabedoria da liderança bahreinita. Ela também atribui ao Bahrein a responsabilidade de continuar a contribuir para a paz e a segurança internacionais, apoiar as causas árabes, especialmente a causa palestina, empoderar jovens e mulheres e enfrentar desafios que ultrapassam fronteiras.
No âmbito nas relações bilaterais destacamos com apreço as relações sólidas que unem o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil, relações profundamente enraizadas na cooperação mútua e que se fortalecem a cada ano
Elas se baseiam na colaboração, na compreensão e na troca de experiências, abrindo amplos horizontes para o fortalecimento das parcerias econômicas, culturais e científicas, bem como para a consolidação de princípios comuns que promovem segurança, estabilidade e desenvolvimento " concluiu o Embaixador em seu discurso oficial.
Brasil e Bahrein estabeleceram relações diplomáticas em 26 de junho de 1974 e, em 2024, celebraram o quinquagésimo aniversário dessa parceria. As relações bilaterais são consideradas produtivas e vivenciam um período de crescimento.
Sede Diplomática:
O Brasil possui uma embaixada em Manama, capital do Bahrein, inaugurada em novembro de 2021. O Bahrein também possui uma embaixada em Brasília, a primeira na América do Sul, inaugurada em agosto de 2018.
Comércio e Economia:
As relações comerciais são robustas, sendo o Brasil o principal fornecedor de minério de ferro para o Bahrein, representando cerca de 80% das exportações brasileiras para o país do Golfo. Há também exploração de parcerias em setores como tecnologia agrícola, saneamento, turismo e esportes.
Acordos e Cooperação:
Em 2018, foi promulgado um Acordo Bilateral sobre Serviços Aéreos, que garante segurança jurídica para as operações aéreas entre as duas nações.
Além disso, foram assinados memorandos de entendimento e acordos em diversas áreas: militar, cultural, esportiva, juntamente com o Banco Central e a Instituição Rio Branco.
GALERIA:























